A receita da poderosa farofa do Boteco do João

A farofa servida no Boteco do João, em Santa Martha, é implacável. Não há quem resista, não há quem não ame. Eu me apaixonei por ela há uns seis anos, quando fui ao bar pela primeira vez e me encantei com as maravilhas da cozinha do João – seguramente, uma das melhores de Vitória.

Crocante e (pense nos melhores adjetivos para comida boa), ela acompanha, junto com vinagrete, praticamente todos os itens do cardápio do botequim, sobre o qual falarei num post futuro. Por enquanto, fique com a receita da farofa poderosa:

Rendimento: 1,5 kg de farofa, em média

Ingredientes

250ml de azeite

250ml de óleo

5 cebolas grandes 

1 cabeça de alho 

1kg de farinha de boa qualidade

Sal a gosto

botecodojoaofarofa1_gabriellordello
Sensacional é pouco – Fotos: Gabriel Lordêllo

Modo de fazer

Descasque o alho, pique e reserve. Descasque e pique a cebola em cubinhos bem pequenos. Ao mesmo tempo, coloque o óleo, o azeite e a cebola na panela, em fogo alto. Abaixe um pouco o fogo e deixe a cebola dourar. Quando ela estiver bem caramelizada e escura (cuidado para não queimar), acrescente o alho, e, em seguida, a farinha. Mexa por 5 minutos, ainda no fogo. Acrescente sal a gosto. Desligue a chama e mexa a farofa por mais 5 minutos. Depois de pronta, espere esfriar antes de guardá-la em algum recipiente com tampa. Não guarde em geladeira.