Kaffa realiza curso de preparo de café filtrado em abril

Quem se amarra em café do bom não pode perder o curso que vai rolar na Kaffa Cafeteria dia 8 de abril, com o mestre de torra e expert no assunto Jonathan Piazarolo (Trentino Cafés Especiais). O tema é preparo de café filtrado, com demonstrações e dicas importantes sobre a bebida. Esse curso já rolou várias vezes e vale super a pena.

Na aula, Jonathan ensina a preparar café reconhecendo a qualidade do grão, usando a água correta, entre outros detalhes, destacando diferentes métodos de extração. Se liga no conteúdo: O que é café? / Tradicionais X Especiais / Água / Temperatura / Moagem / Água X Temperatura X Moagem / Métodos.

Curso de preparo de café filtrado com Jonathan Piazarolo – Fotos: Ari Oliveira/Divulgação

E o calendário de cursos pros viciados em café segue com outras duas opções bacanas, em maio e julho. Nos dias 21 e 22 de maio a Kaffa vai ter curso básico de análise sensorial, pensado pra quem ama café e quer aprender a identificar as nuances variáveis dos grãos. A instrutora desse curso (que terá 4 turmas) é a barista Ellen Krause.

A proposta da Ellen é ensinar os alunos a decifrar o café, entendendo o que é acidez, doçura e amargor; orientá-los sobre diferentes tipos de acidez (málica, lática, cítrica, fosfórica e acética) e construir uma “biblioteca sensorial” das principais características encontradas nos cafés brasileiros. Massa, né?

Em julho, os xonados em café vão a campo via Fuel #4, viajando até Castelo para conhecer o café Vale do Caxixe (amo!), do produtor Carlos Alberto Altoé. A ideia do projeto é levar a galera até o cafezal pra acompanhar a produção e o dia a dia do agricultor na lavoura, lááá no início do trajeto que o café faz pra chegar maravilhoso às xícaras. A data e a abertura das inscrições pro Fuel ainda serão divulgadas pela Kaffa.

SERVIÇO

Curso de Preparo de Café Filtrado 

Quando: 8 de abril (sábado)

Onde: Kaffa Cafeteria. Rua Darcy Grijó, 50, Jardim da Penha, Vitória. (27) 3097-2601. 

Carga horária: 3 horas

Horários:

Das 8h30 às 11h30 – 1ª turma
Das 14 às 17h – 2ª turma

Quanto: R$ 150 (cartão de débito ou crédito, em até 2x). Valor com desconto para pagamento em dinheiro: R$ 130. Inscrições na Kaffa Cafeteria.

Turmas com 15 vagas.

Curso Básico de Análise Sensorial

Quando: 20 e 21 de maio (sábado e domingo), com 4 turmas 

Onde: Kaffa Cafeteria. Rua Darcy Grijó, 50, Jardim da Penha, Vitória. (27) 3097-2601.

Carga horária: 4 horas

Valores e inscrições ainda não foram divulgados pela Kaffa.