Hop & Cold: Kaffa e Abridor unem café e lúpulo em bebida refrescante

Quem ama beber café e se interessa pelo universo dos grãos de alta qualidade muito provavelmente já conhece o cold brew, estilo de café extraído a frio, lentamente, e servido beeem gelado. Comparado ao quente, é mais leve e adocicado e possui menos acidez e cafeína. A bebida virou febre em vários países.

Ligados na tendência, três capixabas criaram uma versão que agrada também aos cervejeiros: o Hop & Cold, um cold brew com adição de lúpulo. Para desenvolver o produto, os publicitários Bruno Reis e Marcelo Costa, autores de uma iniciativa superbacana em torno da cultura cervejeira, a Abridor, uniram-se a Vagner Benezath, da Kaffa Cafeteria. Com esse trio, só poderia ter dado em coisa boa. 

comerecontar_kaffa_hop&cold
A partir da esquerda: Bruno, Vagner e Marcelo, produtores do Hop & Cold – Foto: Gabriel Lordêllo

Confio no trabalho desses meninos, pois não só bebem bons cafés e cervejas como também pesquisam bastante sobre ambos. O Hop & Cold foi lançado no último feriado, 2 de novembro, durante a sexta edição do Take me Out, evento incrível em que a Kaffa ocupa sua calçada com hambúrguer na brasa e chope artesanal. Conto mais sobre o TMO#6 no final deste post, que tem galeria de fotos musa produzida por Gabriel Lordêllo em sua estreia como fotógrafo colaborador deste espaço. 😉

unnamed
Aromático e refrescante, o cold brew lupulado é uma boa alternativa ao energético – Foto: Gabriel Lordêllo

O primeiro lote do Hop & Cold foi feito com café arábica catuaí 81 cultivado em Castelo-ES e aromatizado com lúpulo motueka, neozelandês. “Pesquisamos e descobrimos que esse é o primeiro cold brew lupulado produzido no Brasil. O lúpulo trouxe um aroma cítrico e um amargorzinho leve, mas foi algo muito mais de cheiro, para brincar com os sentidos”, conta Bruno. “Dependendo de como for a aceitação do público, vamos pensar em como ampliar a produção e engarrafar. Também queremos testar alguns drinques”, completa Marcelo.

A intenção dos produtores é variar as combinações: geralmente, para cada lote será usado um novo café (prioridade para os capixabas) e um novo lúpulo. A princípio, o cold brew poderá ser encontrado em pequenos eventos e estará disponível periodicamente na Kaffa. O copo com 180ml é vendido a R$ 5, em média.

Agora, vou falar um pouquinho sobre isso:

comerecontar_kaffa_takemeout1
Hambúrguer do BB Best Burger e cerveja IPA da Sua Mãe: estrelas do TMO#6 – Foto: Gabriel Lordêllo

É fim de tarde em algum sábado, domingo ou feriado do mês: a Kaffa, que só abre de segunda a sexta, convida um chef para preparar hambúrguer na brasa e uma cervejaria artesanal capixaba para abastecer os copos. Ambos ficam na calçada da cafeteria, que na ocasião serve apenas cafés, bebidas de apoio e doces. Assim é formado o Take me Out, evento muito legal idealizado pelo Vagner para dar uma sacudida na mesmice boêmia da Rua da Lama, em Jardim da Penha.

comerecontar_kaffa_takemeout_calçada2
O sol ia descendo e a calçada enchendo <3 – Foto: Gabriel Lordêllo

Participaram desta última edição, além do Hop & Cold, o BB Best Burger, com André e Eduardo no comando da churrasqueira, e a cervejaria Sua Mãe, de Marechal Floriano – digo apenas que a Linda American IPA tava uma maravilha. Curiosidade sobre essas cervejas: cada uma leva o nome da mãe de algum amigo dos produtores. A outra servida no evento chama-se Cristina, ótima dark strong ale. O próximo TMO já tem data: 22 de novembro. Já marquei na agenda.

Olhe agora esse registro do Gabriel. Duvido que você não vai ficar a fim de ir.